Este roteiro é o que se pode considerar de mais completo para quem quer conhecer o Pantanal na sua plenitude, iniciando ou terminando em Cuiabá, com sua história de 3 séculos de existência, passando pela não menos importante cidade de Poconé, percorrendo os 140 km da Rodovia Transpantaneira com sua rica flora e fauna, até o Porto Jofre, local onde se tem a probabilidade de 99,9% de chance de avistar o maior felino das Américas, a famosa onça pintada.
Depois descendo de lancha pelo Rio São Lourenço, rio este que faz a divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, chegando na enigmática Serra do Amolar. Uma parada antes, para conhecer o índio Vicente, último o índio que fala a língua guató. Mais à frente, na serra, ver a Vitória Régia, uma planta aquática que no pantanal só existe ali naquela região. Fazer uma trilha em cima do morro, para ter uma visão panorâmica e privilegiada do Pantanal, privilégio de poucos.
Continuando a viagem, parada obrigatória no Paraguai Mirim, em suas águas cristalinas, chegando em Corumbá. Depois, via rodoviária novamente, passa-se pela Estrada Parque, automaticamente já fazendo mais um safari, encerrando o roteiro em Bonito, eleito por vários anos consecutivos como o Melhor Destino de Ecoturismo do país.
Bonito possui aeroporto, com vôos regulares da Azul Linhas Aéreas e Gol.